O Movimento de Defesa da Advocacia – MDA, representado por seu Presidente, Dr. Marcelo Knopfelmacher, compareceu, em 29/04/2014, ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na solenidade de instalação das tribunas destinadas ao exercício da defesa.
Estavam presentes, dentre outras autoridades, o Presidente do TRF-3, Desembargador Fabio Prieto de Souza, o Presidente da OAB-SP, Dr. Marcos da Costa, a Presidente do TRT/2ª Região, Desembargadora Maria Doralice Novaes, o Presidente da AASP, Dr. Sérgio Rosenthal e o Conselheiro Federal da OAB por São Paulo, Dr. Márcio Kayatt.
Apesar de simples, esta medida adotada pela atual Diretoria do TRF-3 é de alto significado e simbolismo para a Advocacia.
O Advogado (muitas vezes com idade avançada) não precisa mais ficar em pé, por horas, quando faz sustentação oral nesse Tribunal, e será nivelado com os demais participantes do julgamento (Juízes e Membros do MP).
Essa medida, ao corrigir esta distorção antes existente, dignifica o exercício da Advocacia e coloca os seus profissionais em pé de igualdade diante dos demais operadores do direito.
Nos termos da Lei (Estatuto da Advocacia), não há hierarquia nem subordinação entre Advogados, Juízes e Membros do MP, devendo haver respeito e consideração entre todos.
Parabéns à atual gestão do TRF-3, capitaneada pelo Desembargador Fabio Prieto de Souza, pela instalação das tribunas destinadas ao exercício da defesa.