As Comissões do MDA realizaram, em conjunto, com a presença de seus 4 (quatro) Presidentes de Comissão, da Diretoria e de diversos Conselheiros e Membros, nesta data, o café da manhã com o Desembargador Federal Luiz Stefanini, Presidente da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
O evento foi uma oportunidade singular para debates inteligentes e objetivos sobre temas variados que afetam diretamente a Advocacia e a Magistratura, com destaque para a reflexão lúcida e oportuna do Desembargador Stefanini: “a endemia do País está na falta de segurança”.
A insegurança é o cancro da sociedade brasileira, em todos os aspectos: jurídica, institucional, pública, social, etc. O Desembargador Stefanini destacou, ainda, a necessidade de participação efetiva da Advocacia para a melhoria das instituições, em especial para desafogar o Judiciário Federal, atolado preponderantemente por causas que envolvem pleitos da União, suas autarquias e empresas públicas.
O evento engrandece o MDA e simboliza o início de importantíssimo canal de comunicação, reflexão e diálogo com as instituições — espera-se repeti-lo com frequência, alternando-se os convidados.
De tudo o que foi debatido, chegamos conjuntamente à conclusão de que não adianta apenas a classe dos Advogados trazer suas reclamações acerca da ineficiência dos órgãos públicos. É fundamental que a Advocacia, isto sim, participe ativamente do processo de entender quais são de fato os gargalos do Judiciário e auxiliá-lo na busca de soluções.
Saímos todos dessa reunião com muita esperança e a clara mensagem de que a Advocacia e a Magistratura precisam atuar em conjunto na busca de reais soluções para os problemas dos cidadãos. Essa é uma necessidade conjunta. A Advocacia, portanto, precisa ajudar o Judiciário e deixar de assumir apenas um papel crítico da caótica situação.
Parabéns aos organizadores e ao MDA pela realização de tão importante evento.
Cordialmente,
José Romeu G. Amaral
Presidente da Comissão de Direito Empresarial do MDA