PROFA. DRA. IVETTE SENISE FERREIRA CONQUISTA MEDALHA MDA 2021

26/11/2021

A primeira mulher a ser eleita diretora e a ocupar o cargo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, desde 1827, Dra. Ivette Senise Ferreira, conquistou a 5ª edição da Medalha MDA 2021, em evento realizado ontem (22/11/21), no restaurante Cantaloup, em São Paulo.

A professora foi escolhida de forma unânime pela Comissão Julgadora dessa edição do prêmio, composta por: Eduardo Perez Salusse – presidente do MDA, Pedro Paulo Wendel Gasparini – presidente do Conselho do MDA, Renato Silveira – IASP, Viviane Girardi – AASP, Heleno Torres – ABDF, Ricardo Toledo – OAB/SP, Gisela Freire – SINSA, Fabio Tofic Simantob – IBCCRIM, Carlos Cajé Santos da Silva – CESA, e Gustavo Brigagão – CESA.

A importância da conquista da Medalha foi ressaltada pela homenageada. Dra. Senise falou que todas as entidades que representam os advogados no Brasil referendam a escolha, o que é grande responsabilidade e ao mesmo tempo um reconhecimento da sua longa trajetória no direito.

O Dr. Eduardo Perez Salusse, em seu discurso, lembrou que é fundamental voltar a humanizar a justiça, onde processos robotizados não substituam as alegações das partes, dando direitos plenos ao cidadão.

Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, ganhador da 3ª edição da Medalha MDA, ressaltou a importância de lembrar constantemente a sociedade do papel importante da advocacia para garantia de direitos.

O Prêmio MDA – Medalha MDA, tem por objetivo premiar, mediante a outorga da Medalha MDA, o(a) Advogado(a) que tenha prestado relevantes contribuições como defensor(a) das prerrogativas inerentes ao exercício da advocacia no país.

O prêmio é concedido conforme decisão da Comissão Julgadora, nos termos do respectivo Regulamento, após consulta à comunidade jurídica e à sociedade brasileira. A decisão da Comissão é soberana. A premiação é anual. No entanto, em 2020, devido à pandemia, a solenidade não foi realizada. Em 2019, o vencedor da Medalha MDA foi o Dr. Mário Sergio Duarte Garcia.