MDA – MOVIMENTO DE DEFESA DA ADVOCACIA – NOTA DE REPÚDIO ÀS VIOLAÇÕES ILEGAIS DE SIGILOS FISCAIS DE CIDADÃOS BRASILEIROS

13/09/2010

O Movimento de Defesa da Advocacia – MDA, entidade voltada à defesa intransigente das prerrogativas dos Advogados e à valorização da Advocacia, vem, em face dos repetidos casos de violação dos sigilos de dados fiscais de cidadãos e contribuintes brasileiros, amplamente noticiados pela imprensa, registrar seu repúdio diante dessas práticas inconstitucionais, ilegais e arbitrárias, bem como exigir das autoridades responsáveis urgentes providências no sentido de coibir casos futuros, bem como punir os responsáveis por tais atos já praticados.

A invasão da intimidade e da vida privada, mediante a violação de informações sigilosas dos cidadãos brasileiros que confiam nas autoridades públicas, é prática absolutamente arbitrária e violadora dos mais comezinhos princípios constitucionais voltados à defesa das garantias fundamentais e individuais, tão caros à nossa sociedade.

Por outro lado, mostra-se imprescindível a rápida apuração e punição dos responsáveis, uma vez que o acesso a dados sigilosos poderá servir de plataforma para a prática de outros delitos, circunstância absolutamente indesejável para a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

São Paulo, 13 de setembro de 2010.

Movimento de Defesa da Advocacia – MDA